O livro que conta a história do primeiro título profissional do Sapucaiense

'Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu' conta a história da campanha rubro-negra na segunda divisão do RS em 2007

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Fundado em 1941, o Sapucaiense só estreou no futebol profissional em 2005. Mas o clube precisou de pouco tempo para chegar ao auge: campeão da segunda divisão do Campeonato Gaúcho de 2007, o time disputou o Gauchão em 2008 e 2009. Chegou inclusive às quartas de final na temporada de estreia na elite.

Pois a história daquele título virou livro – e você pode ter um em sua casa.

Lançado no dia 9 de junho em Porto Alegre, o livro Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu (Pedro e João Editores) foi escrito por Luis Felipe Fleck, ex-supervisor de futebol do clube, e por Leonardo P. Cantarelli, jornalista a escritor. A dupla entrevistou 17 jogadores que integraram o elenco, além de integrantes da comissão técnica, dirigentes e jornalistas que cobriram a campanha daquele ano. O livro ainda é abastecido por jornais da época e fichas técnicas de cada partida.

Fleck (esquerda) e Cantarelli (direita) com jogadores no lançamento do livro, em Porto Alegre (Imagem: Leonardo P. Cantarelli/Acervo pessoal)

Não foi um campeonato simples. Em seu terceiro ano como profissional, sem grandes investimentos, o Sapucaiense não figurava entre os favoritos ao acesso. Para poder montar o elenco, o clube precisou recorrer a jogadores das categorias de base e a uma peneira para selecionar atletas.

Leia também:

Mas após imprevistos iniciais, o Rubro-Negro do Vale dos Sinos foi ganhando forma. Reforçado durante a segunda divisão, o time foi o terceiro de sua chave na primeira fase, passando ao lado de Porto Alegre, Aimoré e Cruzeiro; na segunda fase, em um grupo com oito equipes, avançou de novo na companhia de Bagé, Pelotas e Rio Grande.

O octogonal final teria Bagé, Inter de Santa Maria, Ipiranga, Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo, Sapucaiense e Ypiranga. E terminaria com o time de Sapucaia do Sul campeão.

Para relembrar aquelas 38 partidas, o livro busca histórias curiosas e engraçadas, com altos e baixos, além de curiosidades de bastidores, números e estatísticas do primeiro título profissional do Grêmio Esportivo Sapucaiense.

Interessou? O exemplar é vendido por R$ 65 (mais despesas de envio) e pode ser adquirido diretamente com Leonardo Cantarelli, pelo Instagram ou pelo WhatsApp.

Sair da versão mobile