São Domingos Futebol Clube: a ascensão e o ocaso no futebol sergipano

Fundado em 2004, clube chegou a disputar a Copa do Brasil, mas fechou as portas em 2012

Imagem: Divulgação

Pouco mais de oito anos separam a fundação e a extinção do São Domingos Futebol Clube. Neste período, porém, o Coelho do Agreste teve uma ascensão impressionante, conquistando títulos, chegando à primeira divisão do Sergipe e participando duas vezes da Copa do Brasil.

Nascida no dia 11 de novembro de 2004 em São Domingos (SE), cidade a pouco mais de 70 km de Aracaju, a equipe passou a disputar torneios profissionais em 2006, quando participou sem sucesso da segunda divisão local. Em seis jogos na primeira fase, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Foi eliminada com o terceiro lugar entre os quatro clubes do grupo, terminando a temporada na quarta colocação entre oito times.

Em 2007, porém, a sorte sorriu. A segunda divisão do Campeonato Sergipano teve dez times, divididos em dois grupos com cinco times cada na primeira fase. Em cada grupo, os clubes se enfrentaram em turno e returno, contabilizando oito rodadas. Os dois melhores de cada chave avançariam às semifinais.

Leia também:

O São Domingos somou 22 pontos (em 24 possíveis) e liderou o Grupo A, à frente do também classificado Boca Júnior (15 pontos). Cotinguiba (13), Estanciano (6) e Coritiba (3) ficaram pelo caminho. Depois de eliminar o River Plate nos pênaltis nas semifinais, o Coelho decidiu o título com o Boca Júnior. No fim, o Boca levou o título nos pênaltis, mas os dois finalistas foram promovidos para a disputa do Campeonato Sergipano de 2008.

Era só o início para o São Domingos.

A estreia no Campeonato Sergipano em 2008 veio com um sétimo lugar entre os dez participantes, classificação suficiente para livrar o time do rebaixamento. Em 2009, o time foi o quinto colocado, garantindo vaga para a Copa Governo do Estado do Sergipe, com jogos entre 31 de maio e 9 de julho. Eram quatro equipes se enfrentando em dois turnos, sendo que os vencedores de cada turno fariam a final. O campeão tinha uma vaga na Copa do Brasil 2010.

No primeiro turno, o Sergipe foi campeão com nove pontos em três jogos, enquanto o São Domingos foi lanterna com um ponto. No segundo turno, o Coelho virou o jogo e liderou, com sete pontos em três partidas. Assim, os dois times foram para a decisão em jogo único.

Imagem: Jorge Henrique/Jornal da Cidade

A final terminou em 0 a 0, e os dois times foram para os pênaltis. Aí, brilhou a estrela de Ivan: depois do empate por 5 a 5 nas cobranças, o goleiro defendeu o chute de Érico. Val converteu para o São Domingos, que venceu por 6 a 5 e assegurou o título – além da vaga na Copa do Brasil.

O título foi motivo de festa em São Domingos e na família de Neilton Siqueira. Zelador do estádio desde a década de 1990, seu Neilton era não apenas o pai de Ivan, como ainda de três outros jogadores do elenco: o zagueiro Nilson, o volante Marquinhos e o meia Queninha. De quebra, ainda tinha três sobrinhos no elenco: os laterais Jaedson e Vaninho e o atacante Dilton. Tudo em família.

Sexto colocado entre os dez times do Sergipano de 2010, o time tinha como principal compromisso a Copa do Brasil 2010. Na primeira fase, uma pedreira: o Sampaio Corrêa, do Maranhão. Na ida, o time recebeu o rival maranhense no Batistão e empatou por 1 a 1 – Mauro fez para os visitantes no primeiro tempo, mas Jajá igualou a contagem na etapa final.

Na volta, deu Sampaio Corrêa: 2 a 1, com gols apenas no segundo tempo. Cléo abriu o placar para os donos da casa aos 29 minutos, Bill empatou aos 35, mas Gabriel fez de pênalti nos acréscimos e classificou a Bolívia Querida, que cairia já na próxima fase diante do Atlético-PR. O Santos foi campeão.

Porém, veio a Copa Estado do Sergipe 2010, e o bicampeonato – desta vez, batendo o América na decisão. O título garantiu a vaga na Copa do Brasil 2011, tendo o Bahia como adversário na primeira fase. Depois de um 0 a 0 em Aracaju, o time foi a Salvador e perdeu por 5 a 1, com gols de Marcos (dois), Ramon e Rafael (dois) para o time baiano. André Saúde, que chegou a perder um pênalti, fez o tento sergipano.

Vice-campeão estadual em 2011, o São Domingos voltou à Copa do Brasil em 2012 – agora, contra o Vitória. Empate por 0 a 0 no Sergipe e derrota por 2 a 0 na Bahia eliminou o Coelho do Agreste, que foi o terceiro colocado no Campeonato Sergipano.

Mas quando parecia que o clube se estabelecia como uma nova força no Sergipe, veio o fim repentino: com problemas financeiros, o clube encerrou as atividades em novembro de 2012. O Boca Junior, que havia sido o terceiro colocado da segunda divisão, herdou a vaga. Terminava ali a história de um emergente do futebol sergipano.

Sair da versão mobile